0:00
0:00

Com 3 regiões sem leitos disponíveis, taxa de ocupação geral da UTI chega a 97% em SC

Participe de nossa COMUNIDADE NO WHATSAPP e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

Dos 1.183 leitos ativos de UTI em Santa Catarina, 97,46 % estão ocupados, sendo que em três regiões não há mais vagas disponíveis. Há apenas 30 leitos vagos no Estado, dos quais 20 são na UTI Adulto, nove Neonatal e um no Pediátrico, que está com a situação mais crítica. Os dados constam no Painel de Leitos do SUS da SES/SC (Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina), atualizados pela última vez às 22h de domingo (21).

Nas regiões Grande Florianópolis, Foz do Rio Itajaí e Grande Oeste não havia mais leitos e a taxa de ocupação nas localidades chegou a 100%. Nas outras quatro regiões o índice de ocupação está acima de 95%.

Dos 30 leitos disponíveis, a maioria está no Planalto Norte e Nordeste, onde há 11 vagas. Há ainda oito leitos vagos na região Sul; oito no Meio Oeste e Serra catarinense e três no Vale do Itajaí.

Leitos Pediátrico tem situação crítica

A situação dos leitos de UTI Pediátricos no Estado é a mais crítica, pois de 121 unidades ativas, há apenas uma vaga disponível na região do Meio Oeste e Serra catarinense.

Conforme os dados disponível pelo painel, a vaga está disponível no Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages.

As outras seis regiões de Santa Catarina estão com todos os leitos deste tipo ocupados.

Leitos de UTI Neonatal

A situação dos leitos de UTI Neonatal também é preocupante, pois há apenas nove vagas disponíveis em Santa Catarina, de 237 leitos ativos. A taxa geral de ocupação deste tipo de leito chega 96%, sendo que quatro regiões tiveram todos os leitos ocupados. São elas: Grande Florianópolis; Foz do Rio Itajaí, Sul e Grande Oeste.

Já das nove vagas de UTI Neonatal disponíveis, quatro estão no Meio-Oeste e Serra catarinense; três no Vale do Itajaí; e duas no Planalto Norte e Nordeste.

Leitos de UTI Adulto

Em relação aos leitos de UTI destinado aos adultos a ocupação geral chega a 97,58%, com apenas 20 vagas disponíveis no Estado. Os leitos disponíveis estão localizado em hospitais das regiões: Planalto Norte e Nordeste, com nove vagas; Sul, com oito vagas; e Meio Oeste e Serra catarinense com três.

Em quatro regiões não há mais leitos disponíveis na rede pública. São elas: Grande Florianópolis; Foz do Rio Itajaí; Vale do Itajaí e Grande Oeste

Se comparado com os dados da última sexta-feira (19), houve uma leve piora em relação aos leitos de UTI Adulto, pois naquela ocasião havia seis leitos a mais disponíveis em Santa Catarina para atender o público.

Dengue e gripe

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, Santa Catarina enfrenta um período sazonal, com  aumento de casos de doenças infecciosas virais, como a dengue e doenças respiratórias, que tem gerado alta nos atendimentos na rede pública.

Conforme o último boletim da dengue, divulgado pela Dive, 34,7 mil casos foram confirmados em Santa Catarina até o último dia 15 de maio, sendo que 38 já morreram em decorrência da doença. Já em relação a gripe, foram confirmados 245 casos de influenza, com 12 mortes.

Referente a UTI, a pasta destacou se faltar leitos na rede pública, o Estado irá contratar vagas no setor privado para suprir a demanda.

 

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS

///////////////////////////////////////// banner aqui /////////////////////////////////////

Deixe um comentário

 

Sugestão de Pauta