0:00
0:00
domingo, 25 de setembro de 2022

SC tem 103 mil pessoas à espera de cirurgias eletivas; 15 mil não retornam contato

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

Santa Catarina tem nesta quarta-feira (14) 103 mil pessoas à espera de  cirurgias eletivas, segundo a SES (Secretaria do Estado da Saúde). A pasta, por sua vez, afirma que não consegue contato com 14.588 pessoas que estão na fila.

Há 57 mil pedidos represados entre 2017 e 2021. Outras 46 mil pessoas entraram neste ano na fila. A SES já fez a limpeza no banco de dados de 26.428 cadastrados, sendo 14,5 mil deles sem número válido para contato. Outras 1.560 pessoas não têm interesse em fazer a cirurgia, enquanto 1.990 já realizaram. O relatório foi apresentado pela Central de Regulação da SES, responsável pelo trabalho.

De acordo com a SES, quem não é encontrado via telefone cadastrado é tem os dados encaminhado aos gestores municipais para que o contato seja refeito por telefone e presencialmente. Os municípios devem realizar cinco tentativas de contato. Se o paciente não atender o telefone, equipes de atenção primária devem realizar a busca ativa nos endereços de cadastro.

No entanto, ainda há quem aguarde pela cirurgia. De acordo com a SES, o problema está sendo resolvido. Isso porque até julho deste ano, o número de cirurgias eletivas já ultrapassou as 98 mil feitas em todo o ano de 2021. Foram 100.648 cirurgias eletivas feitas de janeiro até julho de 2022. A Secretaria diz querer chegar na marca de 25 mil cirurgias mensais.

Os números informados pela SES são preliminares e podem sofrer acréscimos pois as unidades hospitalares têm até 3 meses para registrarem os procedimentos no sistema.

 

Fonte: ND+

 

 

 

Deixe um comentário

 

Sugestão de Pauta