0:00
0:00
domingo, 25 de setembro de 2022

Bombeiros de Concórdia-SC, conquistam 6° lugar no Mundial de Resgate Veicular

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

Os Bombeiros Voluntários de Concórdia, do Oeste de Santa Catarina, conquistaram o 6° lugar na categoria Standard, na prova de Trauma, do World Rescue Challenge 2022 – WRC (Desafio Mundial de Resgate Veicular). A competição ocorreu em Luxemburgo e encerrou no domingo (11), após quatro dias de prova.

O World Rescue Challenge 2022 contou com 288 participantes, de 72 países, os quais disputaram 5 provas diferentes. – Foto: World Rescue Challenge/Reprodução/ND
Foto: World Rescue Challenge/Reprodução

Conforme informações divulgadas pela equipe, participaram da prova de trauma, os bombeiros Maicol Oro e Caroline Albiero. Nas provas de Resgate Veicular, onde conquistaram o 4° lugar, como melhor equipe médica da prova rápida, participaram ainda Alexandre Grolli, Paulo Sérgio Leão, Marcos Bortoli e Arlan Lazarotto.

Concórdia teve a melhor colocação dentre as equipes brasileiras que estiveram competindo no Desafio Mundial, que iniciou no dia sete de setembro. Participaram ainda do desafio, os Bombeiros Voluntários de Caçador, Bombeiros Militares de Chapecó, BR Vida de Curitiba, Siate de Curitiba. Na classificação geral, o Consórcio Valencia, da Espanha, foi o grande campeão geral.

A classificação

A equipe de Concórdia obteve a vaga após participação no encontro Latino-americano de Resgate Veicular e Trauma promovido pela “Asociación Latino-americana de Rescate Vehicular” (ALAREV) no ano de 2019, em Medelín na Colômbia. Na ocasião a guarnição conquistou o 1º lugar na modalidade Resgate Veicular e o 1º lugar geral na prova de Trauma.

Tal qualificação garantiu vaga para o desafio mundial que ocorreria em 2020, em Miami, nos Estados Unidos. Entretanto, em decorrência da pandemia, não houve eventos internacionais nos últimos dois anos. Por isso, a ABRES (Associação Brasileira de Resgate e Salvamento) optou em manter as equipes classificadas em 2019 para o desafio 2022.

A equipe de Concórdia competiu na categoria “Experiente”. Além de estar presente em cinco eventos em nível de América Latina, esta foi a sétima vez que grupos de resgate dos bombeiros do município participaram de uma competição mundial.

A competição

O World Rescue Challenge 2022 contou com 288 participantes, de 72 países, os quais disputaram 5 provas diferentes. O objetivo do WRC e dos Workshops Educacionais é criar um ambiente onde representantes de bombeiros/resgate e serviços médicos de todo o mundo, que respondem a colisões de trânsito e incidentes traumáticos, possam se reunir para aprender, trocar ideias, conhecimentos e habilidades.

Na disciplina de desafio de desencarceramento, as equipes são avaliadas em relação ao comando de incidentes, resgate médico e técnico por uma equipe de assessores internacionais dedicados. Cada equipe de resgate é composta por seis membros que incluem o líder da equipe, dois médicos, dois técnicos de resgate e um responsável pelo suporte operacional.

Quanto à disciplina do desafio de Trauma, equipes de dois médicos são avaliadas em relação ao gerenciamento e progressão de atendimento a vítimas por uma equipe de assessores médicos internacionais dedicados.

Nas provas de Resgate Veicular, onde conquistaram o 4° lugar, como melhor equipe médica da prova rápida, participaram ainda Alexandre Grolli, Paulo Sérgio Leão, Marcos Bortoli e Arlan Lazarotto.  - World Rescue Challenge/Reprodução/ND
Foto: World Rescue Challenge/Reprodução

 

Fonte: REDAÇÃO ND, CHAPECÓ

Deixe um comentário

 

Sugestão de Pauta