“Uma pessoa idosa precisa de muito amor e carinho”,
Janir Matias deixa seu contato para caso alguém necessitar de seus serviços: Fone/WhatsApp – +5547997915979
Foi à resposta de Janir Matias de 59 anos em resposta à pergunta de nossa reportagem: Qual a principal necessidade de uma pessoa com idade avançada?
Este trabalho requer muita dedicação e acima de tudo compreensão. Ser um cuidador de idoso é estar comprometido com o cuidado e atenção à saúde dos idosos, participando de sua rotina para favorecer a independência do idoso. O cuidador não deve ser a pessoa que faz tudo para o idoso, mas a pessoa que, ao longo do dia, oferece suporte e encoraja o idoso a realizar suas tarefas na busca da autonomia.
Além de cuidados com a saúde corporal do idoso (higiene, alimentação e medicação), o cuidador deve oferecer suporte e atenção à saúde mental do idoso para garantir o bem estar social e a qualidade de vida, através da escuta, da conversa, do carinho, da companhia e, acima de tudo, do profissionalismo.

Atuando no ramo desde 2008, Matias diz que são mais de 20 pessoas que teve o prazer de cuidar com o maior carinho.
“Foram mais de vinte, entre os quais lembro-me do senhor João Vuolo, Dona Margarida Vuolo, seu Aroldo Hackbarth, Dona Otilia Tambosi, Dona Milda de Lima, a Dona Maria Cardoso, Dona Odila Virginia Borgonha… São algumas pessoas que lembro-me agora” disse Matias.
Além de cuidar a domicílio, Janir Matias conta que também por muitas vezes prestou serviços no hospital.
“Teve noites que tinha quatro pessoas em quarto e familiares deles solicitavam para que eu ficasse ali atendendo e eu fazia de bom grado, depois eles me agradeciam e me remuneravam de acordo com o trabalho e as horas de serviço prestadas”, lembrou.
Janir conta que este trabalho é gratificante e que eles, os idosos na verdade são crianças adultas envelhecidas e que muitos deles, mesmo com idade avançada ainda se arriscam em suas peraltices.
Claro não se pode esquecer que a profissão de cuidador é proporcionar o bem estar a alguém que necessita de atenção especial. Existem momentos em que o estresse, o cansaço, a frustração, a irritação e o nervosismo podem surgir, mas isso acontece para todas as profissões.
“Quando escolhemos ser um cuidador, é necessário passarmos por uma formação e treinamento para impedir que os sentimentos negativos atrapalhem o trabalho e prejudiquem a saúde de quem estamos cuidando”, completa Matias.

Um pouco mais sobre Cuidador de Idosos
Qualidades emocionais
*O cuidador precisa ter consciência de que, para garantir a qualidade na sua prestação de serviços, é necessário que as emoções estejam controladas e não interfiram no cuidado. Portanto, o cuidador precisa:
- Possuir equilíbrio emocional para lidar com as dificuldades do idoso e sua família, sem deixar problemas pessoais interferirem na relação de cuidado;
- Ter muita paciência e saber respeitar as limitações de cada idoso e suas contradições;
- Ser muito tolerante com as situações que poderão surgir, pois é comum idosos se tornem agressivos em decorrência de doenças que surgem com o envelhecimento, como o Alzheimer, por exemplo;
- Ser gentil e saber utilizar palavras cordiais, bem como manter um tom de voz respeitoso e cordial;
- Ser muito observador para conseguir identificar dificuldades e limitações do idoso em seu processo de envelhecimento e perda de independência funcional, bem como saber reconhecer sinais de piora do quadro clínico;
- Ter compreensão para reconhecer momentos de dificuldade do idoso e ser capaz de oferecer auxílio;
Qualidades físicas
Além das qualidades emocionais e intelectuais, o cuidador ainda precisa ter qualidades físicas que favoreçam seu trabalho e o cuidado com o idoso. Não é preciso ser necessariamente uma pessoa grande e forte. Na verdade, o cuidador deve ter muita disposição, agilidade e energia para lidar com o idoso que pode ter diferentes graus de dependência. Em muitos casos, quando o cuidador possui técnicas de cuidados eficazes, a utilização da força é minimizada.
Outra questão fundamental é o autocuidado! Para cuidar da saúde de alguém primeiramente é preciso saber cuidar da sua própria saúde. Portanto, seja cuidadoso com sua saúde física e emocional. Não se sobrecarregue e converse com os familiares do idoso quando isso acontecer. Procure manter sua apresentação pessoal impecável, pois a aparência diz muito sobre alguém. É importante lembrar que apresentação pessoal não tem nenhuma relação com beleza e sim com a forma na qual nos apresentamos. Confira nossas dicas para ter uma boa apresentação pessoal:
- Roupas brancas, limpas e passadas, transmitem a imagem de uma pessoa higiênica, enquanto roupas sujas e amarrotadas transmitem a imagem de desleixo;
- Unhas curtas e com cores neutras para não correr o risco de machucar a pele frágil do idoso durante as rotinas de cuidados;
- Cabelos devem estar sempre bem presos, pois acumulam bactérias e oferecem risco de contaminação;
- Evite o uso de colares, brincos, pulseiras, anéis e outros adereços, pois assim como as unhas e cabelos oferecem risco de lesão e contaminação;
- Cuidado com cheiros fortes, pois ao longo da rotina você terá momentos em que estará muito próximo do idoso e estes cheiros fortes incomodam e podem causar alergia. Evite perfumes e fique atento a odores corporais.
*Com informações extraídas do link: https://personalecuidador.com.br/tudo-sobre-cuidador-de-idosos/