0:00
0:00
terça, 24 de maio de 2022

Epidemia de dengue provoca oito mortes e atinge 16 municípios em SC

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

Santa Catarina registrou a oitava morte por dengue neste ano, o maior número de óbitos registrados pela doença na história do Estado, superando em pouco mais de três meses todo o ano de 2021, quando foram sete mortes. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde, esse número de vítimas pode dobrar, já que existe ainda outras oito mortes sob suspeita e em investigação. Seis dos óbitos por dengue foram em municípios da região Oeste: dois em Chapecó, dois em Seara, um em Romelândia e outro em Itá. Além de uma morte em Criciúma, no Sul do Estado e outra em Ascurra, no Vale do Itajaí. Outras três regiões preocupam, os órgãos de saúde: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Nordeste.

A Dive informou que 16 municípios estão em situação de epidemia de dengue, todos no Oeste. A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e o de habitantes. O nível de transmissão epidêmico é quando a taxa de incidência é maior de 300 casos por 100 mil habitantes.

O secretário de Estado da Saúde interino, Alexandre Lencina Fagundes, informou que a secretaria está em alerta. Nesta quarta-feira (06), ele e uma equipe visitaram Chapecó, preocupados com a gravidade da situação na região. “A Saúde está em alerta, fazendo essa interlocução e dando suporte aos municípios”, disse.

Fagundes destacou que o Estado fará uma série de enfrentamentos à doença. Prevê o retorno das salas de situação nos municípios, ações de vigilância e manejo das pessoas, ou seja, quebrar o ciclo biológico do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e o manejo adequado clínico nos casos de contaminações dos pacientes.

Segundo o último boletim epidemiológico da Dive, publicado no dia 26 de março, nos três primeiros meses do ano foram notificados 14.937 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 5.478 foram confirmados. Do total de casos confirmados, 4.156 foram autóctones (transmissão dentro do Estado), 60 foram importados (transmissão de fora do Estado), outros 1.202 casos estavam em investigação de LPI (Local Provável de Infecção) e 60 são indeterminados, pois não foi possível definir o LPI.

 

Fonte:nd+

 

Sugestão de Pauta