0:00
0:00
segunda, 17 de janeiro de 2022

ūüďĻ – VOC√ä SABIA? Cobra Caninana, n√£o √© pe√ßonhenta e pode ser √ļtil em limpezas de √°reas

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

 

A caninana √© uma das maiores cobras da Mata Atl√Ęntica. Ocorre tamb√©m no Cerrado e sua distribui√ß√£o vai da Am√©rica do Sul √† Am√©rica Central. Ela chega a atingir quatro metros, √© muito r√°pida e √°gil e em alguns casos se alimenta de animais 20 vezes mais pesados do que ela. Por isso acaba sendo muito temida.

Mas a caninana n√£o √© venenosa e s√≥ √© agressiva quando incomodada. A√≠ ela dilata o pesco√ßo para intimidar o oponente e prepara o bote. O nome caninana vem do tupi e significa ‚Äúcabe√ßa em p√©‚ÄĚ, talvez por causa dessa caracter√≠stica, mas h√° quem diga que os √≠ndios acreditavam que a caninana conseguia ficar de p√© sobre a cauda.

Por se alimentar de pequenas aves, ganhou outro nome popular: papa-pinto. Mas sua dieta inclui tamb√©m ovos, ratos, pre√°s, cu√≠cas, r√£s, lagartos, morcegos e outras cobras menores. √Č um animal terrestre e arbor√≠cola (que sobe em √°rvores) e sua agilidade √© grande tanto no ch√£o quanto no alto das √°rvores.

A padronagem da pele da caninana é muito bonita, com grandes manchas pretas sobre um fundo amarelado.

A caninana √© uma serpente ov√≠para que produz em m√©dia oito ovos. Seguindo o ritmo das esta√ß√Ķes, a c√≥pula acontece no fim do inverno, quando os machos se enfrentam em um ritual de combate. Os ovos s√£o, ent√£o, postos na primavera e incubados por cerca de 70 dias. A eclos√£o acontece durante o ver√£o.

INFORMA√á√ēES SOBRE A ESP√ČCIE:

  • CANINANA – chicken snake – yellow rat snake – serpiente tigre Spilotes pullatus
  • Classe: Reptilia
  • Ordem: Squamata
  • Subordem: Serpentes
  • Fam√≠lia: Colubridae
  • Subfam√≠la: Colubrinae

Características

Pode chegar at√© de 3 metros de comprimento, denti√ß√£o √°glifa, sem dentes injetores de veneno (n√£o pe√ßonhenta). √Č uma das maiores cobras da Mata Atl√Ęntica.

Reprodução

A caninana é uma serpente ovípara e produz em média oito ovos que podem estar distribuídos igualmente ou não entre os ovários. Os ovos postos na primavera são incubados em média por 73 dias e a eclosão ocorre durante o verão. A cópula ocorre durante o inverno, na metade final da estação. No acasalamento, existe um ritual de combate entre os machos.

Ecologia

Ativa durante o dia, é terrestre e arborícola (sobe em árvores), tem grande habilidade, tanto no chão como em árvores. Alimenta-se de ratos, preás, cuícas, aves adultas e filhotes (predados nos ninhos), rãs, lagartos, morcegos, cobras menores entre outros vertebrados.

Distribuição geográfica

Ocorre na Mata Atl√Ęntica e Cerrado. Em Santa Catarina ocorre somente nas regi√Ķes da Serra do Mar e vale do rio Itaja√≠, nas √°reas de Mata Atl√Ęntica densa (n√£o ocorre nas regi√Ķes frias de Matas de Arauc√°rias, no planalto). A distribui√ß√£o geogr√°fica das diversas subesp√©cies estende-se desde a Am√©rica do Sul at√© a Am√©rica Central.

Vídeo da caninana tentando subir no telhado para acessar os ninhos das andorinhas. Local: RPPN Corredeiras do rio Itajaí РItaiópolis РSanta Catarina РData: 03/03/2014


Informa√ß√Ķes e fonte: FaunaNews e Instituto r√£-bugio

 

Sugest√£o de Pauta

 

Nosso conte√ļdo √© protegido.
Caso queira reproduzir nosso conte√ļdo, por favor entrar em contato com a nossa equipe.