Geral

Fusavi entrega projeto da nova torre do Hospital Regional Alto Vale

Por  | 

O projeto de construção da nova torre do Hospital Regional Alto Vale, de Rio do Sul, foi entregue à deputada federal Carmen Zanotto, durante a sua visita nesta quarta-feira (13). O presidente da Fusavi (Fundação do Alto Vale do Itajaí), Osmar Peters, que esteve acompanhado pelos seus vices, Vilson Schulle e Claudio Ropelato, do presidente do Conselho Curador da instituição, Giovani Nascimento, colocou que nestes 27 anos de funcionamento “nenhum tijolo foi colocado”. Participaram também da reunião o diretor-técnico, Marcelo Vier Gambetta; o gerente-geral Siegfried Hildebrand; e a gerente de enfermagem, Leila Fátima Vani, além de assessores da parlamentar.
Peters colocou que a nova torre terá aproximadamente 28 mil metros quadrados, divididos em 14 andares, possibilitando a ampliação de 200 leitos de internação, mais 10 de UTI, salas de cirurgia e obstetrícia, entre outros serviços. “O custo estimado gira em torno de R$ 100 milhões, mas a Fusavi não dispõe de recursos suficientes, até mesmo porque durante a pandemia as cirurgias eletivas ficaram suspensas”. Ele lembrou que os custos fixos continuaram porque os repasses do Ministério da Saúde eram apenas para o enfrentamento da COVID-19.
A deputada adiantou que vai encaminhar o projeto no Ministério da Saúde e também apresentá-lo na próxima reunião do Fórum Parlamentar Catarinense. “É importante porque existe a possibilidade da liberação de emenda conjunta”. Ela observou que ampliar o Hospital Regional de Rio do Sul significa mais procedimentos cirúrgicos. “Na saúde sabemos que um paciente na fila de espera pode ter seus problemas agravados”. Carmen Zanotto acredita que o sonho da nova torre possa se concretizar, assim como foi o da implantação da unidade de oncologia.

 

 

 

Assessoria de Comunicação HRAV