Geral

ESTADO: SC e Uruguai podem firmar cooperação na área de TI

Por  | 

Um seminário virtual promovido pela Fiesc (Federação das Indústrias de SC) pode significar o início da aproximação entre Santa Catarina e o Uruguai na área de tecnologia da informação.

>>>PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS<<<

No debate realizado nesta terça-feira (5), o embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio José Ferreira Simões, destacou que o setor de TI é muito forte no Uruguai e que em 2019 o país exportou US$ 937 milhões só em produtos desse segmento. Simões afirmou que a Câmara Uruguaia de Tecnologia da Informação demonstrou interesse em firmar cooperação com empresas brasileiras.

“O mercado uruguaio de software é focado em vendas para o exterior porque o mercado interno é pequeno”, explicou, lembrando que muitas empresas uruguaias que operam nessa área são de pequeno ou médio porte. “Há interesse em fazer parceria com companhias de tamanho parecido. Nesse caso, Santa Catarina entra de forma interessante”, ressaltou.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, disse que a entidade vai estudar o assunto e quer fortalecer a relação com o Uruguai.

“Estamos muito próximos e fazemos parte do Mercosul. Santa Catarina tem uma corrente de comércio internacional importante, mas pode, seguramente, incrementar o comércio com o Uruguai”, disse, salientando que o estado tem uma localização privilegiada no bloco. “Além disso, somos um hub logístico importante para o Brasil, com cinco portos que movimentam 20% dos contêineres do país”, completou.

O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valle Galmés, sugeriu a assinatura de um acordo nesse sentido, a exemplo do que já foi firmado com outros países e estados.

“Isso encontra eco imediato no Uruguai”, afirmou, lembrando que Santa Catarina tem índices de desenvolvimento econômico parecidos com o do país vizinho.

Para a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, as apresentações sinalizaram claramente o espaço que existe para aumentar o fluxo de comércio.

 

Inf. Ewaldo Willerding/SCPortais

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *