Bombeiros

PRESIDENTE GETÚLIO: Bombeiros Voluntários realizam simulado de acidente com múltiplas vítimas

Por  | 

Na madrugada do último domingo (29), por volta das 3h30 a Central de Operações dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, recebeu chamado para atendimento de uma colisão envolvendo um veículo e uma moto, seguido de atropelamento de pessoas que transitavam pelo local na localidade de Caminho Caçador em Presidente Getúlio. Na ligação o solicitante informava que haviam cerca de 8 vítimas no local e necessitavam de ajuda.

Durante a triagem, o operador da central acionou o alarme geral, no qual empenha todo o trem de socorro escalado no dia.

Cinco viaturas e 17 bombeiros deslocaram para o atendimento após se equiparem e após chegar no local indicado, constataram o número de pessoas envolvidas e a situação, iniciando assim em razão do número de vítimas, o processo de triagem para determinar a prioridade de atendimento para cada envolvido.

Tudo isso se tratava de um simulado, que faz parte do cronograma do Curso de Formação em Bombeiro Voluntário que foi coordenado e organizado pelo comando e pela coordenação do Núcleo de Ensino e Instrução da corporação. No total, onze alunos, além da equipe de plantão, participaram da ação que teve como objetivo além de capacitar os alunos, aperfeiçoar os bombeiros para as ocorrências que envolvam número de vítimas superior ao serviço de emergência resposta que chegar no local.

Durante a capacitação os participantes foram avaliados pelos instrutores e comando, e ao final realizaram um feedback para repasse de informações sobre o desempenho do simulado.

Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, Alex de Lima, é importante a capacitação continuada aos bombeiros e também aos alunos do curso de formação, para dar um atendimento com mais qualidade à comunidade. “Um dos propósitos e objetivos do comando, é o aperfeiçoamento dos nossos profissionais, melhorando ainda mais os cursos, oferecendo oportunidades e assim dar uma resposta melhor e com mais qualidade à nossa comunidade. Este simulado mostra que estamos cada dia melhorando o operacional, a comunidade merece um ótimo atendimento das nossas equipes”, destacou.

A capacitação iniciou às 3h30 e finalizou às 5h30 de domingo e envolveu no total 29 pessoas da corporação, entre vítimas, avaliadores, bombeiros e alunos.

Outras ações estão programadas para este ano, com cursos e treinamentos aos bombeiros e alunos. Outra turma para formação em Bombeiros Voluntários iniciará em breve o curso e para breve reforçar o efetivo de bombeiros para os atendimentos prestados.

 

Informações: Alex de Lima – Comandante BVPG
Fotos: BV Fabrício da Silva – Auxiliar da Comunicação Social BVPG