Geral

SC autoriza vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos; veja detalhes

Por  | 

A Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores de saúde estaduais e municipais, aprovou em reunião nesta terça-feira (24) o início da vacinação para adolescentes com e sem comorbidades entre 12 e 17 anos. A autorização para os adolescentes com comorbidades, deficiências permanentes graves, gestantes e puérperas já havia sido liberada na sexta-feira (20), mas apenas com a chamada ‘xepa’ da vacina. Agora, a imunização está permitida, mas apenas após o término da aplicação da primeira dose à população adulta acima de 18 anos.

“A vacinação vai ser feita a partir do início do envio de doses pelo Ministério da Saúde e será operacionalizada pela Secretaria de Estado […] a partir do momento que todos os municípios cumprirem a vacinação de adultos acima de 18 anos”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário. A previsão inicial é começar em 1º de setembro.

As doses serão encaminhadas com uma divisão de 90% para adolescentes entre 12 e 17 anos de modo geral (estimativa de 500 mil pessoas) e 10% para imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades, grávidas, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, indígenas, quilombolas, e privados de liberdade (cerca de 50 mil pessoas). O total do grupo é 550 mil.

A CIB vai emitir um comunicado aos municípios especificando quais as comorbidades serão contempladas. Entre elas, diabetes, obesidade grave, algumas doenças neurológicas, doenças hepáticas crônicas, doenças pulmonares crônicas, entre outras.

 

 

Rede Catarinense de Notícias