Geral

SALETE: CMDR avalia alteração no subsídios para agricultores do município

Por  | 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural- CMDR de Salete se reuniu na tarde desta sexta-feira, 13/08, no plenário da Câmara de Vereadores. O secretário de Agricultura Levi José Lenzi conduziu a reunião, que também contou com a presença do prefeito em exercício, José Tadeu Tenfen e do presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Santa Terezinha, Nelson Felippi. A entidade do município vizinho é parceira nos cursos de capacitação e treinamentos via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

Entre as discussões, os produtores rurais avaliaram a proposta de reajuste da tabela de serviços de horas máquinas subsidiados pela prefeitura de Salete. Levi explicou que a medida é necessária devido ao aumento dos custos, tanto dos combustíveis, como de peças de reposição e manutenção de equipamentos. “Nós estamos a seis anos com este mesmo preço, é quase impossível usar o maquinário do jeito que está, não temos as máquinas para ter lucro, mas no mínimo, deve se manter”, disse Levi.

Mesmo com os reajustes, os valores ainda ficarão bem abaixo da média praticada pelo mercado local, que é de R$183,00 a hora de retroescavadeira. Já com o subsídio, o valor para os agricultores ficará R$ 100,65. Uma sugestão acatada pelos conselheiros foi vincular os valores de horas máquinas, atrelado ao valor da Unidade Fiscal Municipal (UFM). Além da retroescavadeira, o programa de incentivos da prefeitura de Salete oferece aos agricultores equipamentos como o escavadeira hidráulica, trator sobre esteira, caminhão basculante, motoniveladora e caminhão pipa.

 

 

Assessoria de Comunicação