Geral

Destinação de recursos estaduais para a BR-470 será decidida no próximo dia 17

Por  | 

O governo de Santa Catarina vai aguardar uma audiência pública promovida pelo Senado no próximo dia 17 de agosto para decidir sobre a destinação dos recursos estaduais para as obras de duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí. A audiência foi convocada pelos senadores Dário Berger (MDB) e Esperidião Amin (Progressistas) e terá a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O objetivo é buscar consenso para que o investimento projetado pelo Estado possa sair do papel.

Segundo o governo do Estado, a proposta de convênio junto ao DNIT/SC para a aplicação dos R$ 200 milhões está parada no órgão após a queda de braço política que envolveu o processo. Governistas acusam o senador Jorginho Mello (PL) de ter agido para frear o trâmite e tentar desviar os recursos para outras partes da obra: o Executivo estadual quer investir nos lotes 1 e 2 (entre Navegantes e Gaspar), já o DNIT quer a dissolução nos quatro lotes.

Aliados do governador Carlos Moisés da Silva afirmam que a briga política serve para evitar que ele ganhe popularidade com a obra, já que os lotes estariam praticamente finalizados até meados do ano que vem. A dissolução entre os quatro lotes, portanto, serviria para tirar protagonismo do investimento estadual.

Mais de 60 dias se passaram desde a derrubada dos vetos pela Assembleia que autorizou a destinação dos recursos. Desde então, Moisés mostrou descontentamento com o atraso e cogitou desistir do investimento caso não ocorra onde o governo planejou.

 

 

 

Rede Catarinense de Notícias