Geral

SANTA CATARINA: Chuvas de meteoros poderão ser vistas no céu nos próximos dias

Por  | 

Duas chuvas de meteoros devem produzir atividade máxima e movimentar o céu nos próximos dias, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). O alerta foi divulgado pela entidade nesta terça-feira (27).

A chuva de meteoros, denominada de Alfa Capricornídeas, tem seu dia de pico na quinta-feira (29) e está prevista a queda de cerca de cinco meteoros por hora. Já a chamada Delta Aquáridas do Sul ocorre na sexta (30) e deve ter em torno de 16 meteoros por hora. 

fenômeno poderá ser visto de todo o país. Mesmo com uma chuva de meteoros pouco intensa, a Alfa Capricornídeas pode produzir meteoros explosivos e algumas bolas de fogo durante seu período de atividade. Os meteoros da Delta Aquáridas do Sul são, geralmente, fracos e não apresentam trilhas persistentes no céu.

A Alfa Capricornídeos recebe esse nome porque sua direção de queda fica próxima à estrela mais brilhante da Constelação de Capricórnio. Já o Delta Aquáridas do Sul fica próximo à estrela Delta Aquarii, a quarta mais brilhante da Constelação do Aquário.

As chuvas de meteoros poderão ser observadas a olho nu, sem a necessidade de qualquer equipamento. O melhor horário de observação está previsto para entre 22h e 0h30.

Dicas para observar melhor a chuva de meteoros:

  • Procurar um lugar escuro, preferencialmente em um local afastado das grandes cidades, para evitar a poluição luminosa;
  • Desligar as luzes em volta para tornar o local ainda mais escuro;
  • Utilizar uma cadeira de praia ou colchão para se deitar e observar o céu de forma mais confortável;
  • Cobertas e uma garrafa de café quente à mão podem ser boas companheiras para a noite de observação.

O meteoro é um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa a atmosfera em altíssima velocidade. Quando entra na Terra, esse fragmento comprime e aquece rapidamente o gás atmosférico, formando uma bolha de plasma (gás aquecido e ionizado), que brilha por um determinado período de tempo.

 

 

G1 

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *