Geral

SC: 12 cidades têm chance de registrar neve; veja lista e quando

Por  | 

A semana começou com temperaturas elevadas em boa parte dos municípios de Santa Catarina, mas não por muito tempo. Uma onda de frio deve chegar com tudo, principalmente a partir de quarta-feira (28), deixando as temperaturas próximas de 0°C em todo o Estado.

E a neve? Quais cidades de Santa Catarina podem registrar o fenômeno na semana que promete ser a mais fria dos últimos 66 anos? A reportagem do ND+ conversou com o meteorologista Piter Scheuer e ele lista alguns dos municípios catarinenses que poderão registrar neve.

Scheuer ressalta que, apesar da chance de neve em cidades de SC, essa massa de ar polar não chama a atenção pelo fenômeno, mas sim pelo frio intenso com temperaturas negativas, que podem chegar a -12°C em alguns pontos do Estado.

Quais cidades podem registrar neve?

O meteorologista afirma que as cidades com maior probabilidade de registrar neve e chuva congelada, entre a noite de quarta-feira (28) e a madrugada e a manhã de quinta-feira (29), estão na Serra catarinense.

Nesses municípios, as temperaturas ficarão entre -9 a -12°C. São elas: São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici.

Segundo Scheuer, outras cidades que poderão registrar neve, porém de forma bastante pontual e isolada, estão em algumas áreas altas do Oeste e Meio-Oeste do Estado, além da Serra, onde as temperaturas podem ficar na faixa de -8°C.

São elas: Caçador, Fraiburgo; Campos Novos, Lages, Irani, Água Doce, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes.

O meteorologista cita que no Extremo-Oeste a probabilidade é baixa e pode ocorrer apenas na divisa com o Paraná em áreas acima de mil metros, como em Campo Erê (SC), por exemplo.

Geada

Scheuer ressalta que além do risco de neve, algumas cidades catarinenses também poderão ter geada generalizada com intensidade de moderada a forte.

O fenômeno deverá ocorrer em todas as cidades entre o Oeste, Meio-Oeste, Serra catarinense e Planalto Norte e com menor probabilidade no Litoral e Vale do Itajaí.

Em Chapecó, por exemplo, as temperaturas poderão ficar entre 0°C a -4°C nas áreas de topo e nas baixadas entre -4°C a -6°C, mas não deve nevar, apenas gear.

 

Informações/ND+