Geral

Hospital Regional de Rio do Sul recebe certificado de Acreditado Pleno

Por  | 

A Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, gestora do Hospital Regional de Rio do Sul, conquistou a ONA 2 – Acreditado Pleno. O ato de recebimento do certificado contou com as presenças do presidente da Fusavi, Osmar Peters; do segundo vice, Claudio Ropelato; do diretor-técnico Marcelo Vier Gambetta; do gerente-geral do hospital, Siegfried Hildebrand; da gerente-financeira, Roberta Livramento Goral Spiess; e da gerente de enfermagem, Leila Fátima Vani; e a coordenadora de gestão da qualidade, Kelly Christen Baade. Trata-se de um método de avaliação e certificação, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, por meio de padrões e requisitos previamente definidos.
O presidente Osmar Peters colocou que o Acreditado Plena reforça a segurança e a qualidade dos padrões, garantindo que o tratamento proposto seja realizado. “Estávamos em busca do Nível 2 há muito tempo e agora graças ao trabalho de toda a equipe do hospital conseguimos”. Ele lembrou que mesmo com o ano de 2020 sendo desafiador para todos os serviços de saúde, em razão da pandemia, o hospital conseguiu manter as condições e padrões de qualidade.
O diretor-técnico, Marcelo Vier Gambetta, destacou que a conquista do Nível 2 representa um trabalho de muitos anos. “Esse processo visa acima de tudo a segurança e a qualidade dos serviços”. Durante todo o tempo, desde a ONA Nível 1, foram estabelecidas regras para os setores do hospital, como na UTI, centro cirúrgico, unidades de internação, laboratório, entre outros. “Na área da saúde é mais difícil fazer que as coisas aconteçam que nas empresas, mas conseguimos o Acreditado Pleno”.
De acordo com a coordenadora de gestão de qualidade, Kelly Christen Baade, o trabalho iniciou em 2012 e no ano seguinte foi alcançado o primeiro dos três níveis da Acreditação pela ONA. “Durante nove anos foram desenvolvidas inúmeras ações em cima de requisitos que proporcionassem melhorias”. Kelly ressaltou a importância do engajamento de toda a equipe envolvida no processo. “É um orgulho dizer que o Hospital Regional de Rio do Sul agora está Acreditado Pleno, Nível 2”, complementou