Geral

Apremavi recebe Troféu Onda Verde em duas categorias

Por  | 

A Associação para Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) recebeu em cerimônia virtual o Troféu Onda Verde, por ter vencido em duas categorias o 27º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental de todo o país. A conquista veio através dos projetos Viveiro Jardim das Florestas e do Restaura Alto Vale.

A divulgação dos vencedores foi anunciada já no ano passado, mas a cerimônia de entrega, que normalmente é realizada presencialmente logo após o anúncio, teve que ser adiada por conta da pandemia da Covid-19 e, por isso, a Editora Expressão inovou ao realizar virtualmente a cerimônia de celebração que foi transmitida ao vivo pela internet. Mesmo sem público presencial por conta das restrições, a transmissão teve apresentação de vídeos, cases e palestras. O evento teve ainda o lançamento do Guia de Sustentabilidade, a revista anual que apresenta os vencedores do Prêmio.

O Viveiro Jardim das Florestas foi premiado na categoria Tecnologia, por conta do Sistema Ellepot e da Solarização. Com esse sistema as mudas são envoltas em papel degradável o que possibilita melhor desenvolvimento e durabilidade além de eliminar o plástico que era utilizado até então e poderia poluir o meio ambiente.

Já na categoria Restauração de Áreas Degradadas o “Restaura Alto Vale” foi o grande vencedor. Desde que foi iniciado, o projeto já mapeou 263 hectares de áreas degradadas e restaurou 218 hectares de áreas de preservação permanente (APP) localizadas em 34 municípios das regiões do Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte de Santa Catarina. No total, 254 mil mudas de árvores nativas foram entregues.

De acordo com a vice- presidente da Apremavi, Miriam Procknow, o prêmio sempre foi muito importante para a Apremavi durante toda a sua história. “Nós sempre ficamos muito orgulhosos de continuar participando e continuar recebendo especialmente nessa última edição em categorias que coroam o nosso trabalho. A categoria viveiro com uma nova tecnologia sendo implantada que substitui a embalagem plástica e mostra claramente um caminho a ser seguido substituindo elementos que vêm de combustíveis fósseis como é o caso plástico, então isso mostra um caminho claro a ser seguido. O outro troféu do Restaura Alto Vale também tem uma significado importante porque entramos na década da restauração declarada pela ONU e essa sempre foi uma grande tônica da Apremavi junto com a conservação da Mata Atlântica”, ressaltou.

Miriam comenta ainda que todos estão felizes com a premiação e que ela vai auxiliar a ONG a continuar trilhando um caminho pelo bem comum.
Para comemorar a conquista a equipe da Apremavi resolveu fazer um vídeo comemorativo agradecendo a Editora Expressão. O vídeo, que tem aproximadamente 3 minutos, mostra nossos funcionários em diversos lugares do Centro Ambiental e do Viveiro “passando” o troféu e obedecendo o distanciamento social.

Sobre o Prêmio Expressão

Criado pela Editora Expressão em 1993, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92, com o propósito de divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho, o Prêmio Expressão de Ecologia tem o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e já contou com a participação de 2.920 cases inscritos, tendo a Apremavi vencido por 11 vezes.

 

 

 

Reportagem: Helena Marquardt/Diário do Alto Vale