Geral

Rio do Sul e Aurora são as cidades da Alto Vale mais bem colocadas no Ranking das cidades mais transparentes de SC

Por  | 

Uma pesquisa feita pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) avaliou o nível de transparência das cidades catarinenses de acordo com os dados divulgados nos sites das 295 prefeituras.

Os dados foram analisados pela professora Valkyrie Vieira Favre, do Ceavi (Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí), e a amostra divulgada pelo estudo ranqueia 58 municípios com base na transparência das informações disponibilizadas ao cidadão. A escolha das cidades divulgadas na pesquisa foi feita de forma aleatória.

O ranking avalia a transparência nos seguintes quesitos: sítio eletrônico, despesas, diárias, receita, informações financeiras, licitações, transferências e remuneração dos servidores.

Os índices variam de 0,10 a 1, sendo o mais próximo de 0 para ações pouco comuns e mais próximas de 1 para informações muito frequentes.

Entre os municípios divulgados, Rio do Sul lidera o ranking, obtendo 0,98 no IDO (Índice Disclosure Obrigatório).

Completam o top 5 as cidades de Santiago do Sul, Passo de Torres, Içara e Arvoredo.

Na outra ponta do ranking, consideradas menos transparentes, estão as cidades de Paial, Sangão, São Bonifácio, Xavantina e Saltinho.

Segundo a pesquisadora, as principais dificuldades no acesso às informações foram a dispersão de dados nos portais da transparência, a existência de diferentes softwares nos municípios e a não padronização do layout de disponibilização dos dados.

 

 

 

 

 

 

ND+