Geral

SC confirma caso de nova variante do coronavírus no Alto Vale

Por  | 

Santa Catarina registrou nesta segunda-feira (22) o quinto caso da nova variante do coronavírus. A paciente é uma mulher de 54 anos, moradora de Humaitá, no estado do Amazonas, que estava hospedada em Rio do Sul, no Alto Vale.

De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), a mulher foi atendida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Rio do Sul e depois transferida para o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, onde ficou internada. A paciente já teve alta hospitalar.

O caso foi confirmado pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) no dia 19 de janeiro, após a Fiocruz realizar o sequenciamento genético que identificou a variante brasileira, chamada por especialistas de P1.

A nova cepa tem algumas mutações que, inicialmente, pela avaliação realizada por cientistas do Amazonas, identificou uma maior capacidade de transmissão do vírus. Por enquanto, não identificou-se uma maior capacidade de causar doença grave, ou mesmo a perda da resposta às vacinas que estão sendo usadas no país.

Até o momento, também foram registrados dois casos da nova variante do coronavírus em Joinville e outros dois em Florianópolis. A Dive/SC também informou que todos pacientes já tiveram alta hospitalar.

 

ND+