Geral

Duas pessoas são autuadas em ação da polícia contra garimpo ilegal em SC

Por  | 

A Polícia Militar Ambiental de Blumenau fez uma operação para combater o garimpo ilegal na região. Os policiais fizeram uma trilha em uma área de mata, onde flagraram dois homens realizando a atividade de mineração em busca de ouro ilegal.

No momento da abordagem, um dos homens tentou fugir, mas não teve êxito. Na área onde foram abordados, havia vários equipamentos, como picaretas, marretas, ponteira, pás, alavanca, carrinho de mão e uma lupa dobrável. Questionados, eles disseram que estavam procurando ouro, e que não possuiam documentos para a atividade.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, na área elevada do local onde a abordagem foi feita, foi localizado um túnel de aproximadamente 30 metros de comprimento, que segundo os dois homens foi construído manualmente.

Eles foram notificados e autuados por estarem realizando uma atividade passível de licenciamento, além de destruição da vegetação nativa.

Explorar matéria-prima pertencente à União sem autorização legal, conforme o artigo 2º da Lei 8.176/1991 e extrair recursos minerais sem autorização, segundo o artigo 55 da Lei 9.695/1998, são considerados crimes ambientais.

 

SCC10