Geral

Governo do Estado promete ativação de 205 leitos de UTI em SC

Por  | 

Uma reunião emergencial entre o governador Carlos Moisés e representantes da Fecam (Federação Catarinense de Municípios) foi realizada de forma virtual na tarde deste sábado (28).

O objetivo da reunião foi definir medidas conjuntas de combate à Covid-19, para tentar reverter a situação atual da doença no Estado, que de acordo com a última atualização do mapa de risco, conta com 13 regiões em nível gravíssimo.

A principal medida anunciada por Moisés foi o comprometimento em garantir recursos pra ativação de 205 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) que estão desativados em Santa Catarina.

“Foi uma reunião em que o governo do Estado chamou os municípios para que eles avaliem o que é necessário agora em cada região. O governador se colocou à disposição para que se houver a necessidade de algumas medidas restritivas que se avalie junto, diferente do que estava acontecendo antes”, explicou a assessoria da Fecam momentos após o fim da reunião.

“O Estado vai prorrogar a Política Hospitalar Catarinense, garantindo o recurso para o pagamento das despesas com a ativação desses leitos de UTI. Vamos reunir esforços para assegurar o que conseguimos até aqui: que nenhum paciente fique sem atendimento. O momento é de nos unirmos novamente para enfrentarmos o atual e grave momento da pandemia no estado”, frisou o governador. O investimento será de R$ 44 milhões.

A reunião, que teve início às 15h30 deste sábado, durou cerca de 1h20. Para o presidente da Fecam, Paulinho Weiss, o objetivo de Moisés foi estreitar a relação com os municípios para os próximos dias, visando a diminuição da curva de contaminados e a ocupação de leitos de UTI no Estado.

Conforme os dados divulgados neste sábado pelo governo de Santa Catarina, o Estado teve um novo recorde de casos de Covid-19 em 24h, com 9.523 em um único boletim epidemiológico.

Além disso, a ocupação de leitos também chegou ao maior número já registrado, com ocupação de 87%. Ou seja, Santa Catarina tem 1.438 leitos ativos, mas 1.253 estão ocupados.

ND Mais

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *