0:00
0:00
sábado, 01 de outubro de 2022

Governo de SC libera atividades religiosas e reabertura de shoppings, restaurantes e academias

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

O governo de Santa Catarina liberou os cultos e as missas, a abertura de shoppings, centros comerciais e restaurantes, e o exercício físico em parques, praias e em academias, atividades que estavam proibidas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito em coletiva nesta segunda-feira (20). Ainda não há previsão para a volta das aulas e nem do transporte público.

Esta nova etapa de flexibilização ocorre porque o governo considera que avanço da doença está, de certa forma, estabilizado.

As atividades religiosas em igrejas, templos e afins estão autorizadas a partir desta segunda. Uma portaria define as regras, que incluem distância de 1,5 metro entre os fiéis, ocupação limitada a 30% da capacidade, e a disponibilização de álcool em gel ou similares. Os frequentadores também terão que usar máscaras. E pessoas do grupo de risco, como idosos, não poderão frequentar esses espaços.

Os demais setores poderão retomar as atividades a partir de quarta-feira (22). Uma portaria que ainda será publicada vai estabelecer as normas para o funcionamento.

Em coletiva, o governador Carlos Moisés (PSL) e o secretário de Saúde Helton Zeferino disseram que a liberação pode ser suspensa a qualquer momento, que as prefeituras podem adotar medidas mais restritivas e pediram que a população só saia de casa quando necessário. O uso de máscaras é obrigatório em todo o território catarinense.

 

G1 SC

Deixe um comentário

 

Sugestão de Pauta