O respirador é essencial para auxiliar no combate a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. O equipamento, porém tem um alto custo e, com o aumento da procura, os estoques também estão baixos.
Com o objetivo de facilitar a aquisição, principalmente para cidades menores, um trio de engenheiros de Santa Cecília, no planalto central catarinense, criou um respirador de baixo custo.
Os idealizadores são Fábio Gabriel Pinto Oliveira, Willian Lapinski e Gilmar Demenek, todos formados em Engenharia de Controle e Automação na UNIARP, em Caçador.
Responsável pelo desenvolvimento eletrônico do respirador artificial, Fábio Oliveira, detalha que o custo final do equipamento desenvolvido por eles é quatro vezes menor que um respirador convencional.
Fábio disse também que, os próximos passos para a comercialização em grande escala, além da busca por investidores para conseguir o capital necessário.
Durante os testes, o equipamento ficou ligado por duas semanas ininterruptas, sem afetar a temperatura da placa e do motor.
A criação do respirador de baixo custo contou também com apoio da Cruz Vermelha de Santa Cecília e Secretaria de Saúde de Santa Cecília, com auxílio de equipe médica.
https://www.facebook.com/100000284316891/videos/3228221440530635/

Fábio Gabriel Pinto Oliveira, Willian Lapinski e Gilmar Demenek