0:00
0:00
sábado, 01 de outubro de 2022

Engenheiros de Santa Cecília desenvolvem respirador automatizado de baixo custo

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

O respirador é essencial para auxiliar no combate a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. O equipamento, porém tem um alto custo e, com o aumento da procura, os estoques também estão baixos.

Com o objetivo de facilitar a aquisição, principalmente para cidades menores, um trio de engenheiros de Santa Cecília, no planalto central catarinense, criou um respirador de baixo custo.

Os idealizadores são Fábio Gabriel Pinto Oliveira, Willian Lapinski e Gilmar Demenek, todos formados em Engenharia de Controle e Automação na UNIARP, em Caçador.

Responsável pelo desenvolvimento eletrônico do respirador artificial, Fábio Oliveira, detalha que o custo final do equipamento desenvolvido por eles é quatro vezes menor que um respirador convencional.

Fábio disse também que, os próximos passos para a comercialização em grande escala, além da busca por investidores para conseguir o capital necessário.

Durante os testes, o equipamento ficou ligado por duas  semanas ininterruptas, sem afetar a temperatura da placa e do motor.

A criação do respirador de baixo custo contou também com apoio da Cruz Vermelha de Santa Cecília e Secretaria de Saúde de Santa Cecília, com auxílio de equipe médica.

 

https://www.facebook.com/100000284316891/videos/3228221440530635/

Fábio Gabriel Pinto Oliveira, Willian Lapinski e Gilmar Demenek

 

 

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê-Caçador
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
 

Sugestão de Pauta