Cantor e guitarrista Moraes Moreira morre aos 72 anos

R7, SÃO PAULO

Artista estava em casa no Rio de Janeiro; causa da morte e informações sobre velório e enterro não foram divulgadas

Moraes Moreira morreu dormindo na madrugada desta segunda-feira (13) aos 72 anos na casa em que morava, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Moraes Moreira tinha 72 anos e teve uma bem-sucedida carreira solo com 29 discos de estúdio – Foto: Divulgação

O músico começou a trajetória no grupo Novos Baianos, onde tocou entre 1969 e 1975, ao lado de Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão.

Em seguida, engatou uma bem-sucedida carreira solo, que gerou 29 discos de estúdio. Entre os sucessos compostos por Moraes estão A Menina Dança, Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, Preta Pretinha, Besta é Tu e Acabou Chorare.

Assim, Moraes se tornou conhecido por ser um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita.

Além dos trabalhos solo então e da atuação nos Novos Baianos, Moraes foi um frequente colaborador do trio elétrico de Dodo e Osmar.

O último disco de inéditas do músico foi Revolta dos Ritmos, com 12 composições inéditas dele. Paralelo a esse CD solo e ao retorno dos Novos Baianos em 2015, nos últimos anos Moraes também viajou pelo Brasil ao lado do seu filho Davi Moraes, com uma turnê comemorando os 40 anos do disco Acabou Chorare.

Ainda não há informações sobre a causa da morte, do velório e do enterro do músico.