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Rede municipal de Rio do Campo inicia ensino à distância

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A rede municipal de ensino de Rio do Campo inicia nesta segunda-feira (06), o uso de plataformas digitais para ensino à distância. O uso das ferramentas faz parte da estratégia para atendimento dos alunos em meio a pandemia do coronavírus. No mês passado, o município decretou a suspensão das aulas por 30 dias. As duas primeiras semanas serão consideradas como recesso que ocorreria em julho.

Para os demais dias de quarentena, o município se estruturou para atender os alunos de uma forma inédita. Confira a seguir o planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação:

 

Planejamento de Medidas Estratégicas para Atendimento à Distância

Rede Municipal de Rio do Campo

 

Diante da atual situação de pandemia que o mundo vive foi necessário construir estratégias de emergência para atender a rede municipal de Rio do Campo.

Juntamente com os diretores e com a aprovação do Conselho Municipal de Educação dispomos a seguir quais medidas que serão executadas neste período não presencial no Sistema Municipal de Ensino, para o cumprimento das 800 horas de aula  (autorizada pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Portaria n. 343, de 17 de março de 2020) compõem o calendário escolar:

 

Secretaria Municipal de Educação e Coordenadora Pedagógica:

  • Aderir à plataforma on-line EducaCIM(plataforma já utilizada no registro de planejamentos, notas e frequência);
  • Organizar juntamente com os diretores estratégia de ação e divulgação;
  • Disponibilizar capacitações aos Gestores, professores e estagiários via on-line;
  • Sanar dúvidas e buscar soluções diante das dificuldades;
  • Organizar agendamento individualizado para atender e sanar dúvidas dos diretores, professores e estagiários no espaço da Secretaria de Educação.

Diretores:

  • Realizar busca ativa dos alunos sem acesso à internet.
  • Dar suporte aos professores para o desenvolvimento das aulas;
  • Manter contato direto com as famílias com o objetivo de auxiliar o andamento das estratégias e adversidades;
  • Realizar contato com pais ou responsáveis frente a infrequência de alunos, cujo foram comunicados por e-mail pelos professores;
  • Participar de capacitações para uso de tecnologias na educação;

 Professores e Estagiários; 

  • Participar de capacitações para uso de tecnologias na educação;
  • Planejar-se para o início das atividades a distância no dia 06/04;
  • Honrar sua carga horária diária, dedicando-se integralmente aos seus alunos durante este período;
  • Registrar e arquivar as atividades desenvolvidas;
  • Interagir com os alunos e realizar avaliações a partir das atividades propostas;
  • Registrar a frequência dos alunos por meio de relatórios e acompanhamento da evolução das atividades propostas;
  • Organizar e disponibilizar as avaliações podendo aguardar a retomada das aulas ou optar pela utilização de ambientes virtuais de interação, como apresentação de slides, vídeos, registros escritos e outros…
  • Informar a direção por meio de e-mail a infrequência de alunos;

 

Organizar estratégias a serem utilizadas para desenvolver aulas com os alunos que possuem acesso à internet:

  • Planejar, Organizar e disponibilizar estratégias a serem utilizadas para desenvolver aulas com os alunos que possuem acesso à internet diariamente;
  • Uso da Plataforma On-line do EducaCIMcomo principal meio de acesso ao aluno;
  • Uso de ferramentas: Sites, blogs, Facebook, WhatsApp, Messenger para levar o conhecimento ao aluno;

 

Organizar estratégias a serem utilizadas para desenvolver aulas com os alunos sem acesso à internet:

  • Planejar, Organizar e disponibilizar estratégias a serem utilizadas para desenvolver aulas com os alunos que que não possuem acesso à internet semanalmente;
  • Organizar materiaisimpresso aos alunos;
  • Viabilizar a entrega de materiais impressos aos alunos (professor, direção e ou estagiários farão a articulação deste);
  • disponibilizar atendimento individualizado em local, dias e horas marcados entre professor e aluno, para as devidas explicações dos conteúdos;

 

Alunos:

 

Estratégias a serem realizadas pelos alunos que possuem acesso à internet:

  • Usar a da plataforma on-line do EducaCIM, portal do aluno diariamente;
  • Fazer uso de ferramentas já utilizadas pelos professores: Sites, blogs, Facebook, WhatsApp, Messenger como canal de comunicação com o professor;
  • Realizar todas as atividades propostas pelos professores com dedicação e assiduidade;
  • Participar das avalições propostas pelos professores por meio disponíveis.

 

Estratégias a serem realizadas pelos os alunos sem acesso à internet:

  • Desenvolver aulas propostas pelos professores via material impresso;
  • Realizar as atividades em material impresso pelos professores;
  • Colaborar na busca de materiais impressos pelos professores;
  • Participar do atendimento individualizado em local, dias e horas marcados entre professor e aluno, para as devidas explicações dos conteúdos;
  • Realizar todas as atividades propostas pelos professores com dedicação e assiduidade;
  • Participar das avaliações propostas pelos professores por meio disponíveis.

Centro de Educação Infantil que atendem crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

  • Unidade educacional que atende crianças pequenas e bem pequenas de 0 a 3 anos e 11 meses. Os Professores juntamente com suas estagiárias irão propor atividades lúdicas a serem realizadas sob orientação dos responsáveis pelos alunos (crianças pequenas e bem pequenas).

 

Obs: A experiencia do ensino a distância gera insegurança, mas almejamos que esta experiencia seja promissora e que este recurso que não substitui o trabalho presencial seja incluso em atividades complementares. Após este período a distância, quando retornarmos ao regime presencial, faremos alteração dos calendários escolares, incluindo os dias de educação à distância, juntamente com a rede estadual.

 

 

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Rio do Campo