0:00
0:00
quarta, 30 de novembro de 2022

Dona Emma decreta Situação de Emergência devido a estiagem

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

O Prefeito de Dona Emma, Nerci Barp decretou situação de emergência de média intensidade nas áreas do município afetadas pela estiagem. O número do Decreto é 035/2020 de 02 de abril de 2020 e segue recomendação do COMDEC – Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, que na data do dia 31 de março do corrente ano deliberou pela decretação de Situação de Emergência.

A intensificação da escassez pluviométrica tem ocasionado insuficiência recarga de mananciais, barragens e poços, o que compromete a armazenagem de água utilizada para a produção agrícola e pecuária, o que resulta na perda de lavouras, pastagens, queda na produção de leite, e perda de peso no gado de corte. A agricultura e pecuária consistem nas principais atividades geradoras de renda e trabalho no município.

Através desse Decreto fica autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta às consequências da estiagem. Também será encaminhado para Defesa Civil do Estado.

As Secretarias de Obras e de Agricultura nesse momento de estiagem estão trabalhando para auxiliar os agricultores do município, com bueiros, acesso a propriedade, fazendo reservatório de água para o gado e com caminhão pipa para reservatório de água para os animais e para os poços artesianos no interior do município, totalizando mais de 20 abastecimentos emergências nesses últimos dias.

 

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Dona Emma.

Deixe um comentário

 

Sugestão de Pauta