A Prefeitura de Presidente Getúlio emitiu na manhã desta quinta-feira (02) uma nota conjunta com a Câmara Municipal de Vereadores, esclarecendo a informação de que a câmara havia aprovado um aumento de 3,92% nos salários de servidores municipais. (Saiba mais clicando AQUI).
Na nota, a prefeitura alega que o aumento é uma reposição da inflação e que foi votada neste momento devido a Legislação Eleitoral.
A notícia causou revolta nos cidadãos, já que este aumento veio em um momento de pandemia de coronavírus, quando há muitas incertezas na economia de todo o país.
Leia a nota na íntegra:
“Nota conjunta da Prefeitura e da Câmara Municipal de Vereadores de Presidente Getúlio
As instituições esclarecem que não houve aumento salarial dos funcionários. E sim, a aprovação do reajuste anual aos servidores públicos, que consiste na reposição da inflação de cerca de 3%. A votação na Câmara aconteceu nesse momento devido a Legislação Eleitoral.
Compreendemos a recepção negativa frente a um entendimento incorreto, de que seriam concedidos privilégios a essa classe. Porém, na verdade o município apenas cumpre com a garantia de direitos trabalhistas aos seus funcionários, prevista no Art. 37, inciso X da Constituição Federal.
Com o intuito de preservar o direito de todos os trabalhadores, públicos e privados. A Prefeitura realiza a busca ativa, por meio da Assistência Social, para identificar os casos em que será necessário o apoio financeiro, nesse momento de pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).
O Poder Executivo já havia editado uma proposta para ser enviada a Câmara de Vereadores, sobre a redução dos salários dos agentes políticos. Mais ações são estudadas, para enfrentar esse momento e apoiar, em especial, a população mais vulnerável.
Nelson Virtuoso- Prefeito Municipal
Sávio Battisti- Presidente da Câmara de Vereadores”.