Saúde

Hospital Santa Cruz de Canoinhas vai criar UTI exclusiva, com 28 vagas, para covid-19

Por  | 

Governo do Estado promete equipar mais 18 leitos para criar nova Unidade de Terapia Intensiva

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) vai criar uma ala exclusiva de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pacientes com suspeita e confirmados de covid-19, doença causada pelo coronavírus. Além dos dez leitos já existentes serão criados mais 28 vagas – 10 com recursos dos municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo e 18 com recursos do Estado.

A gerente administrativa do HSCC, Karin Adur, conta que uma ala na qual já havia internamentos foi isolada para atender exclusivamente pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19.

Dos dez leitos de UTI hoje existentes, há oito ventiladores mecânicos, equipamento considerado primordial no combate ao covid-19. “Precisaríamos comprar mais ventiladores, mas o governador emitiu um decreto afirmando que a compra de equipamentos só pode ser feita pelo Governo do Estado pelo prazo de 180 dias” como medida para garantir que não faltarão os equipamentos no mercado. Karin conta que medidas estão sendo estudadas para viabilizar a compra pelo HSCC, que chegou a receber doações de uma vaquinha virtual e de empresários para compra destes equipamentos.

Além dos oito respiradores que já tem, o HSCC recebeu recentemente mais dois cedidos por Bela Vista do Toldo. Três Barras também locou e cedeu mais dois respiradores para o HSCC. “Hoje temos 15 equipamentos (12 respiradores mais três carrinhos de anestesia que podem ser usados como respiradores também), mas não sabemos quantos casos vamos receber. Temos, no entanto, de nos preparar para o pior e lembrar que temos de manter o atendimento a outras doenças”, frisa Karin.

A administradora explica que o hospital vocacionado (referência regional) no combate ao covid-19 será o Hospital de São Bento do Sul, que terá 78 leitos para estes pacientes. Mafra tem mais 10 leitos. “Acredito que dessa forma nos sentimos mais seguros para habilitar os leitos do Estado, pois a possibilidade de recebermos casos da região norte diminuem tendo em vista que esses municípios também terão leitos exclusivos para o covid-19”. O Estado ofereceu 18  ventiladores e 18 monitores, elevando a 33 o número de ventiladores para o HSCC. Até o dia 15 os equipamentos devem estar em Canoinhas, promete o Governo do Estado.

Dessa forma, o HSCC manterá a atual UTI funcionando normalmente para atender a demanda corriqueira, com 10 leitos, e os pacientes com covid-19 serão atendidos nesta nova ala com 28 leitos (18 para o Estado e 10 para a microrregião). “Acreditamos que com um setor exclusivo para covid-19 diminuímos as chances de contaminação”, afirma Karin.

FLUXO

Quem sentir os primeiros sintomas de covid-19 (tosse, falta de ar, coriza e febre alta) precisa entrar em contato com a Central de Atendimento organizada pela prefeitura de Canoinhas (3621-7758). Se essa equipe avaliar que a pessoa necessita de atendimento médico, a pessoa deve ir até a Central de Atendimento presencial no posto do Campo d’Água Verde. Se o médico que atender a pessoa na Central considerar o caso grave, encaminhará a pessoa para internamento no HSCC.

DIVISÃO DE TAREFAS

Acordo entre os prefeitos da região definiu que, enquanto o HSCC vai assumir os casos de covid-19, o Hospital de Três Barras (Felix da Costa Gomes) atenderá às gestantes e o Hospital de Major Vieira (São Lucas), os casos de cirurgias urgentes.

Karin destaca que a organização do HSCC para receber casos de covid-19 só foi possível por causa do esforço conjunto dos prefeitos das quatro cidades da microrregião – Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras.

 

Hospital Santa Cruz vai criar UTI exclusiva, com 28 vagas, para covid-19