Geral

Empresas têxteis do Alto Vale são autorizadas a conceder férias coletivas de 10 dias

Por  | 

As empresas têxteis da região foram autorizadas a conceder férias coletivas de 10 dias, após um acordo entre o sindicato dos trabalhadores (Sititev) e o patronal, firmado em uma reunião com a Justiça do Trabalho. A decisão vem ao encontro das medidas que estão sendo adotadas para o enfrentamento ao Coronavírus.
O anúncio foi feito pela presidente do Sititev, Zeli da Silva. Pelo acordo coletivo, o pagamento integral dessas férias se dará no quinto dia útil de abril e o adicional poderá ser parcelado em três vezes: abril, maio e junho. As empresas também ficam dispensadas da questão legal nesse período de quarentena, como comunicar férias com antecedência, pagar as férias, antecipar as não vencidas, etc. “Existe a autorização, mas as empresas não são obrigadas a conceder férias coletivas. Em alguns lugares já mandaram até a polícia, mas não deu nenhum efeito”, conta Zeli.
“A orientação do governo no decreto é que as empresas trabalhassem com a capacidade reduzida”. “Nem sempre a gente consegue agradar a todos, mas nesse momento a gente não pode perder a sensibilidade e devemos nos preocupar com a saúde de cada um dos nossos familiares e trabalhadores. Por isso precisamos estar atentos. A medida não vai agradar a todos, mas a gente entende que a melhor forma”, afirma.

 

Fonte: Portal Expresso