0:00
0:00
quarta, 29 de junho de 2022

SC tem 12 mortes por gripe em 2020

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

Santa Catarina teve 12 mortes por gripe em 2020, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive-SC) divulgado na tarde desta terça-feira (17). A campanha de vacinação contra a doença começa na segunda (23). A Dive-SC destacou que casos do novo coronavírus são divulgados apenas pela Secretaria de Estado da Saúde e não fazem parte deste boletim.

Este é o primeiro documento divulgado pela Dive-SC em 2020 sobre a gripe. O boletim é referente ao período entre 29 de dezembro de 2019 a 14 de março deste ano.

Mortes

Do total de 12 mortes, uma foi por gripe A H1N1. A vítima é um morador da cidade de Matinhos, no Paraná, com 81 anos. Ele foi diagnosticado em Santa Catarina.

Outras duas mortes ocorreram pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A responsável pela área técnica da Influenza na Dive-SC, Simone Bittencourt, explicou que esse organismo pode ser muito grave em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. “Pode causar um surto. Para bebê e criancinhas é grave. Para adultos, é uma gripe comum. Temos medicamente para este tipo de vírus”, disse.

As vítimas dessas duas mortes foram duas crianças: uma de 9 meses e outra de 4 anos.

As outras nove mortes foram causadas por outros vírus não monitorados pela Dive-SC, associados à gripe comum. “O paciente internou com algum vírus que a gente não conseguiu especificar dentro dos exames que a gente tem. Pode ser uma gripe comum, não é uma cepa inusitada”, disse a responsável técnica.

Ela informou, porém, que todos os pacientes tinham algum fator de risco. “Todos tinham comorbidade e uma síndrome respiratória aguda grave só agrava a situação”, afirmou Simone Bittencourt.

Monitoramento da Influenza

A responsável técnica pela Influenza na Dive-SC explicou que, para os casos de gripe grave no estado, são feitos testes para a gripe A H1N1, gripe A H3N2, gripe B e VSR. Por essa razão, quando o paciente não está com nenhum desses vírus, o caso é classificado como “síndrome respiratória aguda grave não especificada”, como ocorreu com os nove pacientes divulgados neste boletim que não tinham H1N1 ou VSR.

Casos de gripe

Em relação ao total de casos, o estado tem 158 pacientes que tiveram gripe grave em 2020.

Campanha de vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) será antecipada neste ano por causa da pandemia do coronavírus. A imunização, que costuma ser feita em abril, vai começar em 23 de março em Santa Catarina e demais estados, e termina no dia 22 do mês seguinte. O “Dia D”, quando os postos de saúde ficam abertos em um sábado, será 9 de maio. Neste ano, serão incluídos nos grupos prioritários adultos de 55 a 59 anos.

Em Santa Catarina, o público-alvo é de 2.271.314 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. A vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico do Covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos, explicou a Secretaria de Estado da Saúde.

O estado vai receber 2.570.800 doses da vacina trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Prevenção

De acordo com a Dive-SC, as atitudes para prevenção da gripe são as seguintes:

  • Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

 

Fonte: G1/SC

 

Sugestão de Pauta