Geral

Governo de Santa Catarina edita decreto com medidas de emergência para conter coronavírus

Por  | 

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), editou um decreto no Diário Oficial desta quinta-feira (12) que estabelece medidas de emergência para conter a expansão do novo coronavírus. Conforme a Secretaria de Estado da Casa Civil, o documento final será divulgado no final da tarde.

Segundo nota divulgada pelo governo, a medida institui uma série de ações administrativas e prevê desde a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes até a contratação emergencial de bens e serviços, conforme a evolução do coronavírus. As demais ações previstas no decreto não foram detalhadas pela pasta. Até esta manhã, o estado não tem caso confirmado e monitora 67 suspeitos.

Também foi instalado um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para enfrentamento da doença com o objetivo de integrar as ações e serviços, além de mapear as áreas de risco e elaborar planos de preparação, acompanhar de forma permanente a evolução da doença.

O grupo de trabalho ficará sediado no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), na Defesa Civil, em Florianópolis. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo é monitorar a evolução dos casos suspeitos e preparar a rede estadual para atender possíveis pacientes.

Histórico

Os primeiros casos da doença surgiram na China, com o primeiro alerta para a doença dado pela OMS em 31 de dezembro de 2019. Em todo o mundo, são mais de 118 mil casos confirmados da doença e 4.291 mortes.

A Organização Mundial da Saúde estima que o número de pessoas infectadas, assim como o de mortes e países afetados deve aumentar nos próximos dias e semanas.

Fonte: G1/SC

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1