Geral

Colheita do pinhão estará liberada somente a partir de 1º de abril

Por  | 

A Polícia Militar Ambiental divulgou nota de alerta para a população sobre a colheita antecipada do pinhão na região Oeste e Serra Catarinense. De acordo com as informações, o pinhão pode ser colhido somente a partir do dia 1º de abril.

O período anterior é do defeso, ou seja, o pinhão ainda não está maduro podendo fazer mal a saúde humana em caso de consumido. Além disso, se o pinhão é colhido antes do período permitido a regeneração das araucárias ficará comprometida.

A Polícia Militar Ambiental também orienta que é proibida a entrada em propriedades particulares para a colheita. A invasão é crime e a pena varia de um a quatros anos de reclusão e multa.

Caso uma propriedade tenha sido invadia a denúncia pode ser feita através do telefone 190. Aquele que for flagrado será incurso em infração penal e administrativamente. Polícia Ambiental fará fiscalização em ambientes comerciais para orientar as pessoas quanto a evitar esse crime.

Subtenente Ivan Carlos, Comando do Grupo PMA de Concórdia, fala sobre esse crime caso alguém estiver descumprindo a lei ambiental.

 

Fonte: Policia Militar Ambientel