0:00
0:00
sábado, 01 de outubro de 2022

Tentando equilibrar a crescente migração no município, curso de costura é oferecido gratuitamente em Presidente Getúlio

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatApp.

Em busca de um ponto de equilíbrio entre a crescente migração para o município e a necessidade de mão de obra qualificada, por parte das indústrias têxteis, a Prefeitura de Presidente Getúlio mantém a Escola de Costura, do Projeto Desemprego Zero. A iniciativa, está em funcionamento desde 2017 e já inseriu mais de 400 pessoas no mercado de trabalho.

Mais do que ensinar uma profissão, o curso oferecido de forma gratuita, dá a oportunidade de melhorar a vida das pessoas. Como é o caso de Josilene e Gilmara, com o curso, elas foram encaminhadas, para o primeiro emprego em confecções, as conhecidas facções.

Josilene de Souza Batista, 20 anos, natural do Pará, foi contratada há um mês. Ela mora há 5 meses em Presidente Getúlio e em busca de trabalho, viu no curso de costura a perspectiva de um futuro melhor. “Fui até uma facção e lá me disseram pra procurar o Cras e me inscrever no curso, e assim eu fiz. Graças a esta oportunidade hoje estou empregada e continuo aqui na escolinha aprendendo”, agradece.

Natural de fortaleza, Gilmara de Araújo Brito, de 35 anos, acompanhou o marido, que veio trabalhar em uma madeireira. O casal e a filha de três anos estão no município há 8 meses. “Sou auxiliar de cozinha e consegui um emprego temporário quando cheguei aqui. Agora, decidi a fazer o curso para aumentar as minhas oportunidades, e hoje tenho uma entrevista de emprego para a vaga de revisora”.

O curso conta com carga horária de 200 h. As aulas acontecem de manhã e a tarde, e os alunos ao final do curso, recebem certificado. Eles aprendem várias funções nas máquinas e não precisam completar a carga horária para ingressarem no mercado de trabalho.

Os interessados em participar das aulas, devem ir até o Centro de Referência a Assistência Social (Cras), de terça a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e realizar a inscrição.

 

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Presidente Getúlio

Deixe um comentário

 

Sugestão de Pauta