Geral

Mais dois macacos são encontrados mortos na cidade de Itaiópolis

Por  | 

Equipe da Secretaria de Saúde do município recolheu material dos dois animais para análise

Neste sábado, 29 de fevereiro, mais dois macacos foram encontrados mortos na cidade de Itaiópolis. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária fizeram o recolhimento do material dos macacos, que será enviado para análise.

Os animais foram encontrados um na localidade do Rio d’Areia e outro na localidade de Santo Antônio.

Segundo postagem da veterinária do município, Vanea Pscheidt, em seu perfil no Facebook, foram oito macacos notificados a Secretaria Municipal de Saúde de Itaiópolis em 2020, sendo que três coletas viáveis para diagnóstico de Febre Amarela.

Santa Catarina até sexta-feira, 28, contabilizava 11 primatas mortos por conta da doença e de acordo com o relatório da Secretaria de Saúde do Estado (SES) outras 122 epizootias continuam em investigação.

Nesta sexta-feira, 28, a SES também informou que Santa Catarina tem seis casos confirmados de febre amarela em humanos em 2020. Dois pacientes tiveram o diagnóstico positivo para a doença na tarde de quinta-feira, 27. Um morador de Pomerode, 47 anos, que está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, e outro paciente de Indaial, 50 anos, internado no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville.

A SES destacou a importância da vacinação contra a febre amarela, única forma de prevenir a doença, e reforçou que todos os moradores de SC com mais de nove meses devem ser imunizados. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde.

Vale lembrar que os macacos não transmitem a febre amarela e são considerados os sentinelas da presença do vírus na região. Eles são as primeiras vítimas da doença. Todo macaco encontrado morto deve ser notificado a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária para que o material genético do animal seja recolhido e enviado para análise.

jmais.com.br