Este sábado (15) será o Dia D de vacinação contra o sarampo em Santa Catarina. As unidades de saúde deverão abrir das 8h às 17h para vacinar pessoas com idade entre seis meses e 49 anos. Deve se imunizar quem não tenha tomado as doses contra a doença ou que não esteja com o esquema vacinal completo, diz a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive-SC).
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde na sexta-feira (14), já foram confirmados 47 casos de sarampo neste ano, em 12 municípios catarinenses.
As pessoas que não têm mais a caderneta de vacinação ou que não lembram se já tomaram a vacina devem aproveitar o Dia D para se vacinar. A Dive-SC orienta que, de seis meses a 29 anos, é preciso ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. De 30 a 49 anos, apenas uma.
A vacina contra o sarampo é indicada nas seguintes faixas etárias:
6 meses de vida: dose zero
1 ano de idade: primeira dose
1 ano e 3 meses: segunda dose e última dose por toda a vida
No momento, segundo a Secretaria de Saúde, a maior preocupação é com os jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos, por ser um público que costuma frequentar shows, bares, festas e locais de grande circulação, facilitando a transmissão da doença. Desde o início do surto de sarampo no estado, ainda 2019, até o dia 8 de fevereiro deste ano, já foram confirmados 148 casos nessa faixa etária.
G1 SC