Saúde

Santa Catarina tem maior taxa estimada do Brasil de novos casos de câncer em mulheres em 2020

Por  | 

Santa Catarina tem a maior taxa estimada do Brasil de novos casos de câncer em mulheres em 2020, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgado na terça-feira (4). No caso dos homens, o índice é o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo.

O Inca é o órgão ligado ao Ministério da Saúde, com base em registros populacionais do país e de hospitais de câncer, e realizou o levantamento no país.

Em Santa Catarina, a taxa estimada de novos casos de câncer em mulheres é de 247,47 por 100 mil mulheres. No caso dos homens, é de 372,46 casos por 100 mil homens. Em São Paulo, esse índice é de 378,88 casos por 100 mil homens.

Em relação aos tipos mais comuns, o câncer de mama feminino é o que mais deve ter incidência neste ano no estado.

O Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer em 2020, estima o Inca. De acordo com o instituto, a obesidade está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de tipos de câncer mais frequentes na população brasileira. Outros comportamentos, como fumar, o consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação pobre em vegetais também aumentam as chances de desenvolver a doença.

Na terça, foi lembrado o Dia Mundial do Câncer e médicos fizeram recomendações para prevenir a doença, confira a matéria clicando aqui.

G1 SC

Deixe sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *