Geral

ALTO VALE: Campanha do Hospital Regional de Rio do Sul destaca a importância da prevenção do câncer de mama

Por  | 

O tema escolhido para a campanha do Outubro Rosa no Hospital Regional de Rio do Sul foi “Um toque que pode mudar a sua vida”, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. O setor de oncologia da instituição, implantado em abril de 2018, está desenvolvendo até o final do mês uma programação com palestras motivacionais, no momento que os pacientes se submetem a quimioterapia. A média mensal é de 560 atendimentos de pessoas que antes eram obrigadas a se deslocar a Lages, Blumenau e Florianópolis.
De acordo com a enfermeira Patrícia Vielmo Galvani, responsável pelo setor, estão sendo realizadas palestras, com orientação sobre como deve ser a alimentação para o paciente oncológico, além de atividades recreativas. No período matutino e vespertino está sendo servido um café, oferecido pela Rede Feminina. A data de 21 está reservada para o dia da beleza, a cargo da equipe Mary Kay. A fotógrafa Aline Ramos fará o registro de todos as pacientes. A iniciativa conta com o apoio do Grupo de Voluntários do Hospital Regional.
O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, do colo do útero. A proposta é promover a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres no País. A taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, é de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.